Main Cloud - O ERP mais completo do Brasil

Central de Ajuda Gestão de Serviços

Ordens de serviço avulsa

O cadastro de ordens de serviço avulsas é utilizado apenas para controle interno de sua empresa, não gerando financeiro nem documentos fiscais. Para criar novas OS Avulsas acesse:

Menu Prestação de Serviço – Submenu Nova OS Avulsa

Você terá três seções para preenchimento. Acompanhe abaixo o que preencher em cada uma.

A primeira seção refere-se aos Dados da OS, e você deverá preencher os seguintes campos:

Cliente: selecione para qual cliente o serviço foi realizado. Ele deve estar previamente cadastrado no Cadastro Base de Pessoas.

Empresa: selecione a sua empresa que prestou o serviço.

Código: informe um código para a identificação da OS Avulsa. Se você não informar este campo, ela será gerado automaticamente conforme a sequencia das demais OS avulsas cadastradas.

Contato: selecione o contato do cliente, entre as opções cadastradas no cadastro base da pessoa.

E-mail destinatário: você terá três campos para informar o e-mail do seu cliente.

Status: selecione em qual status se encontra a OS avulsa.

 

E os Serviços que serão executados.

Neste local você adicionará todos os serviços que serão prestados por sua empresa.

No campo Localizar Serviço você buscará o serviço desejado pelo código ou nome. Após selecionar o serviço em questão, clique em Adicionar Item. Depois que o serviço for adicionado, você pode alterar a quantidade, o valor unitário e descontos, se houver.
Adicione todos os serviços necessários para que o registro da OS Avulsa seja realizado corretamente. Lembre-se que não será possível incluir produtos, apenas serviços.

 

Dados da Ordem de Serviço

Data Abertura: selecione no calendário a data em que foi aberta a ordem de serviço.

Técnico: informe o técnico responsável, previamente cadastrado no Cadastro Base de Pessoas.

Contrato: informe o número do contrato, se houver algum vinculado a esta OS.

Data visita: neste campo você informará a data e hora que você agendou uma visita com o cliente. Caso este agendamento não seja necessário, deixe este campo em branco.

Início da intervenção técnica: informe a data de inicio do trabalho técnico neste serviço.

Fim da intervenção técnica: selecione a data em que o técnico finalizou a ordem de serviço.

Problema: neste campo de texto livre você deverá relatar qual o problema identificado e que deve ser resolvido com o serviço a ser efetuado.

Laudo Técnico Geral: neste campo você informará um laudo do técnico geral para o problema relatado e resolvido na OS.

Outros laudos: nesta seção você pode adicionar outros laudos secundários sobre o problema e a solução, além de informar qual o técnico responsável pelo laudo. Não se esqueça de clicar em Adicionar Laudo para que ele seja criado.

 

Informações dos equipamentos

Nesta seção você adicionará em qual equipamento o serviço foi realizado, ou os equipamentos da empresa que foram utilizados para a realização do serviço.

Código: informe um código para identificação do equipamento.

Nome: preencha o nome do equipamento, para que ele possa ser facilmente identificado.

Modelo: informe qual o modelo do equipamento em questão.

Observação: adicione alguma observação referente ao equipamento, se houver.

Fabricante: informe qual o fabricante do equipamento.

Após preencher todos os campos, clique em Adicionar Equipamento.

 

Cadastro de Veículos

Caso o serviço que sua presta seja de manutenção automotiva, nesta seção você adicionará as informações do veículo em que o serviço foi efetuado.

Modelo: informe qual o modelo do veículo em que o serviço foi realizado.

Placa: preencha a placa do veículo, com três letras e quatro números, sem informar símbolos ou espaços.

N° Série: digite o número de série do veículo, sem informar símbolos ou espaços.

Chassi: informe o número de chassi do veículo, para posterior consulta se necessário.

Após preenchidos os dados, clique em Adicionar Veículo.

A última seção refere-se ao Endereço onde o serviço será executado.

Nesta aba você preencherá o endereço onde será executada a ordem de serviço. Você pode preencher o CEP, e então os demais campos serão preenchidos conforme as informações do correio. Caso algum campo esteja incorreto ou não tenha sido preenchido, informe-o conforme as orientações do seu cliente.

Após preencher todos os dados, clique no ícone verde Salvar ao canto da tela.

 

Após salvar a ordem de serviço avulsa, você será direcionado a tela de listagem de ordens de serviço avulsas.

 

Esta tela também pode ser acessada pelo caminho:

Menu Prestação de Serviço – Submenu Consulta OS Avulsa