Main Cloud - O ERP mais completo do Brasil

As ordens de serviço permitem controlar todos os serviços que são prestados pela sua empresa. Para criar uma nova ordem de serviço, acesse:

Menu Prestação de Serviço – Submenu Nova OS

Na tela de cadastro de nova ordem de serviço, você encontrará as mesmas informações que a tela de cadastro de pedidos e orçamentos. As informações entre vendas e ordens de serviço ficam interligadas, sendo que toda OS gera também uma venda, para posterior faturamento.

A diferenciação ocorre pois na OS você terá uma seção adicional para preenchimento, com informações exclusivas sobre o serviço prestado.

 

Seção Ordem de Serviço

Esta seção estará localizada entre a seção Informações Gerais e a seção Informações Financeiras.

Nesta seção você tem os seguintes campos para preenchimento:

Data Abertura: selecione no calendário a data em que foi aberta a ordem de serviço.

Técnico: informe o técnico responsável, previamente cadastrado em: Cadastro Base > Pessoas.

Contrato: informe o número do contrato, se houver algum vinculado a esta OS.

Data visita: neste campo você informará a data e hora que você agendou uma visita com o cliente. Caso este agendamento não seja necessário, deixe este campo em branco.

Inicio da intervenção técnica: informe a data de inicio do trabalho técnico neste serviço.

Fim da intervenção técnica: selecione a data em que o técnico finalizou a ordem de serviço.

Ordem de serviço Concluída?: marque esta opção quando o serviço estiver concluído.

Ordem de serviço cancelada?: caso a ordem de serviço for cancelada, marque esta opção.

Problema: neste campo de texto livre você deverá relatar qual o problema identificado e que deve ser resolvido com o serviço a ser efetuado.

Laudo Técnico Geral: neste campo você informará um laudo do técnico geral para o problema relatado e resolvido na OS.

Outros laudos: caso seja necessário, você pode adicionar outros laudos secundários sobre o problema e a solução, além de informar qual o técnico responsável pelo laudo. Não se esqueça de clicar em Adicionar Laudo para que ele seja criado.

 

Informações do equipamento

Nesta seção você adicionará em qual equipamento o serviço foi realizado, ou os equipamentos da empresa que foram utilizados para a realização do serviço.

Código: informe um código para identificação do equipamento.

Nome: preencha o nome do equipamento, para que ele possa ser facilmente identificado.

Modelo: informe qual o modelo do equipamento em questão.

Observação: adicione alguma observação referente ao equipamento, se houver.

Fabricante: informe qual o fabricante do equipamento.

Após preencher todos os campos, clique em Adicionar Equipamento.

 

Cadastro de Veículos

Caso o serviço que sua presta seja de manutenção automotiva, nesta seção você adicionará as informações do veículo em que o serviço foi efetuado.

Modelo: informe qual o modelo do veículo em que o serviço foi realizado.

Placa: preencha a placa do veículo, com três letras e quatro números, sem informar símbolos ou espaços.

N° Série: digite o número de série do veículo, sem informar símbolos ou espaços.

Chassi: informe o número de chassi do veículo, para posterior consulta se necessário.

Após preenchidos os dados, clique em Adicionar Veículo.

 

Listagens de Ordens de Serviço

Depois de salvar a nova venda/ordem de serviço, você será direcionado a tela de listagem de ordens de serviço.

Através do botão "Mais ações" no canto superior direito da tela, temos acesso a várias ações que podem ser aplicadas às OSs.

Esta tela também pode ser acessada pelo caminho

 

Menu Prestação de Serviço – Ordens de Serviço

Para realizar a aprovação e faturamento de uma OS, siga o mesmo procedimento de faturamento de vendas.